Águeda aplaude Sabgal / Anicolor em dia de apresentação com casa cheia

Águeda aplaude Sabgal / Anicolor em dia de apresentação com casa cheia

Centro de Artes de Águeda recebeu a cerimónia que deu a conhecer a estrutura que tem novo principal patrocinador em 2024 e clara aposta na internacionalização

O Município de Águeda vestiu-se hoje, dia 29 de janeiro, de Amarelo Flúor, para receber a Apresentação Oficial da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, que teve lugar no Centro de Artes de Águeda, perante um auditório cheio e que aplaudiu a formação que vai para a estrada em 2024, com um novo principal patrocinador, a Sabgal. A estrutura do Clube Desportivo Fullracing, que tem sede em Águeda, cresceu e está mais ambiciosa, sendo objetivo criar uma equipa de ciclismo portuguesa de referência no cenário internacional, para alcançar novos patamares.

Antes de ser dada a conhecer a Equipa Profissional, quem inaugurou o palco foram as estrelas mais jovens, da Academia Fullracing – Águeda, um projeto de formação que tem crescido e que em 2024 vai ter os escalões de Escolinhas e Cadetes. Coordenada pela aguedense Vânia Baptista, a Academia conta atualmente com 30 crianças que participam em várias provas nas vertentes de Estrada e BTT e vai dar início à sua terceira temporada.

A partir daqui todas as atenções ficaram concentradas nos profissionais. Antes de virem a palco foi apresentado o calendário para 2024, bem ambicioso, onde há uma aposta nas corridas internacionais, tendo em conta o plantel que foi construído com esse objetivo. Além das provas do calendário nacional, com destaque para a 85.ª Volta a Portugal, a estrutura vai deslocar-se para corridas importantes como o Tour of Antalya, na Turquia (8 a 11 de fevereiro), o Gran Camiño (22 a 25 de fevereiro) e La Vuelta Asturias (26 a 28 de abril), ambas em Espanha. A Sabgal / Anicolor vai também participar no Circuit des Ardennes (4 a 7 de abril), Postnord Tour of Denmark (14 a 18 de agosto) e Skoda Tour de Luxembourg (18 a 22 de setembro).

O momento mais aguardado da tarde chegaria com a a entrada em palco dos 15 corredores da estrutura. Os portugueses Frederico Figueiredo (32 anos, Trepador), Rafael Reis (31 anos, Contrarrelogista), Luís Mendonça (38 anos, Sprinter), Duarte Domingues (19 anos, Trepador), o uruguaio Mauricio Moreira (28 anos, Completo e Contrarrelogista) e o russo Artem Nych (28 anos, Completo) são os seis corredores que se mantêm da anterior temporada. Juntam-se em 2024 os portugueses André Carvalho (26 anos, Completo), José Sousa (24 anos, Sprinter e Rolador), Gabriel Baptista (18 anos, Completo) e Tiago Caetanita (18 anos, Trepador e Contrarrelogista), o neerlandês Antwan Tolhoek (29 anos, Trepador), o dinamarquês Mathias Bregnhøj (28 anos, Trepador e Contrarrelogista), o britânico Oliver Rees (22 anos, Completo e Contrarrelogista) e os espanhóis Guillermo García (24 anos, Completo) e Oscar Moscardó (25 anos, Rolador).

Após um conjunto de intervenções, com a Direção do Clube Desportivo Fullracing e os principais patrocinadores, Sabgal e Anicolor, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Águeda e anfitrião da sessão e Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, houve um momento muito emotivo, que homenageou Fernando Emílio, jornalista do diário desportivo A Bola, por toda uma vida dedicada ao ciclismo e participação em 50 edições da Volta a Portugal.

Hoje foi também apresentada a equipa técnica e staff. A Direção Desportiva continua sob o comando de Rúben Pereira, que mantém ao seu lado José Augusto Silva, Diretor Desportivo Adjunto. Carlos Pereira é o Team Manager do Clube Desportivo Fullracing e conta com o apoio de Maria João Gouveia (Direção) e Marta Varandas (Comunicação e Imagem). Do restante staff fazem parte esta época os massagistas Paulo Silva, André Sousa, Rúben Couto, Paulo Figueiredo, Sílvia Peixoto e Fábio Afonso e os mecânicos Carlos Pinho, Fernando Vilela e Carlos Oliveira. Mantém-se o médio Carlos Branco e o osteopata Gabriel Aroso e o novo nutricionista é Pedro Meirinhos.

INTERVENÇÕES NA CERIMÓNIA DE APRESENTAÇÃO:

Carlos Pereira, Team Manager do Clube Desportivo Fullracing:

“O que mais me dá gozo é trazer marcas novas para o ciclismo. Quando as marcas apostam no ciclismo, apostam com um pé atrás, não sabem a época que os espera e o retorno que vão tirar. A Sabgal jamais imaginaria ter uma equipa profissional de ciclismo. O ciclismo é mais do que andar de bicicleta, é ambiente e sustentabilidade, é marketing e publicidade”.

Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor Cycling Team:

“Esta equipa deve-se muito ao Sr. Ernesto e ao Sr. Sampaio. Quanto ao calendário que vamos ter pela frente, está é uma equipa muito bem estruturada, em que todos sabem o seu papel. O espírito é sempre correr para ganhar. Nesta nova época, vamos ter 120 dias de corrida e vamos dividir a equipa seis vezes ao longo do ano, o que vai implicar uma logística muito grande. Queremos dar a conhecer esta equipa portuguesa ao nível internacional”.

Ernesto Vidal, Administrador da Sabgal:

“Uma equipa não se faz com um patrocinador, mas com vários, com os ciclistas, com o staff, com as crianças. O ciclismo é onde nos identificamos para promover a nossa área de negócio. Vemos no ciclismo uma modalidade diferente, que vai às populações. É emoção. Acresce que a equipa é de Águeda e eu sou de Águeda. Vivenciar a equipa por dentro, no ano passado, foi uma oportunidade única para perceber a união entre todos, é uma família. Águeda é uma terra conhecida no mundo e com esta equipa vamos acentuar esse conhecimento. Achamos que é um investimento com retorno”.

Fernando Sampaio, Administrador da Anicolor – Sistemas de Alumínio:

“Hoje estou extremamente feliz, porque estes dois empresários (principais patrocinadores e naming da equipa) são os dois de Águeda. É um enorme orgulho estar neste projeto. As forças vivas apoiam o ciclismo e esta que é a principal equipa do ciclismo nacional, o projeto mais sustentável do nosso país. É um sonho para todos nós contribuirmos para este projeto. Queremos notoriedade para as nossas marcas que passam por ganhar provas, mas acima de tudo com a vossa postura e a forma ética com que se posicionam, ou seja, notoriedade de uma forma positiva”.

Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo:

“É com grande alegria que assistimos ao entusiasmo das marcas de Águeda ao apostar no ciclismo, numa equipa imensa com 15 ciclistas. Marcas que ficam para a história, do desporto, do ciclismo e das pessoas. Destaco a nova geração de dirigentes que deu origem a este ciclismo de sucesso e que construiu equipas e projetos de referência. Este, que hoje foi apresentado, um projeto que tem ambição internacional e que em certos momentos vai ter duas estruturas a competir em simultâneo em provas diferentes, o que é algo extraordinário. É um projeto inspirador, que consegue mobilizar e cativar esta paixão por esta modalidade”.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda e anfitrião:

“Dia feliz para mim e para todos os aguedenses, para todos os que gostam de ciclismo. Este é um projeto português, diferente, inovador e já não nos lembrávamos de ver um projeto com esta ambição a querer mostrar-se além-fronteiras. Ao olhar para estes ciclistas, quando estiverem a dar os 150 %, lembrem-se que estão a viabilizar um projeto que é muito importante para a afirmação desta modalidade no país. Pende sobre as vossas pernas, ombros, cabeças, vontade e determinação fazer com que seja um projeto de sucesso. Estou absolutamente convencido de que, no próximo ano, estaremos novamente aqui a apresentar esta mesma equipa com ambições ainda maiores. O ciclismo é um veículo de comunicação incrível, o único desporto de alta competição que vai à porta das pessoas. É uma equipa de Águeda, um projeto, por um lado, altamente rentável em termos de notoriedade e, por outro, estamos a afirmar-nos juntos como o grande território que é Águeda”.

Artur Lopes, Presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo:

“Este é um projeto muito importante, muito bem defendido e espera-se que façam uma época brilhante”.

About the author

administracao@fullracing.pt

Related Posts

Sabgal / Anicolor disputa amanhã a última etapa da Volta ao Alentejo

Luís Mendonça ficou na 13.ª posição na 4.ª Etapa e...

Rafael Reis termina em 26.º lugar contrarrelógio que abre “O Gran Camiño”

Condições meteorológicas adversas marcam arranque da competição internacional que percorre...

Sabgal / Anicolor volta a destacar-se na Volta ao Algarve com Frederico Figueiredo

Trepador esteve presente na fuga do dia, já Luís Mendonça...

Leave Your Comment