Duarte Domingues é o melhor jovem da Clássica da Primavera e lidera Taça de Portugal em Sub-23
Sabgal / Anicolor esteve em bom plano neste domingo na Póvoa de Varzim e colocou quatro corredores no Top 15 da Geral
Duarte Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, subiu ao pódio da XXVII Clássica da Primavera, ao ser o melhor jovem da corrida, assumindo o comando da Taça de Portugal em Sub-23. Boa prestação de toda a estrutura de Águeda, que venceu a Geral por Equipas e terminou com Artem Nych em 5.º lugar e Frederico Figueiredo em 7.º, também ele vencedor das Metas Volantes.
Disputou-se este domingo a 27.ª Clássica da Primavera, com 145 km que iniciaram e terminaram na Póvoa de Varzim. O pelotão rolou a alta velocidade devido às várias movimentações ao longo da corrida, sendo que tudo se decidiu na sétima e última subida ao Monte de São Félix.
Artem Nych, Frederico Figueiredo e Rafael Reis estiveram quase sempre no grupo da frente, mas na última volta ao circuito, a vitória foi discutida num grupo restrito de oito corredores, onde Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) levou a melhor. Nych finalizou na 5.ª posição e Frederico Figueiredo foi o 7.º, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Já André Carvalho chegaria 20 segundos depois, sendo o primeiro corredor do grupo que perseguia a cruzar a meta.
Para Duarte Domingues, esta “foi uma corrida muito rápida e cheia de ataques, tentámos estar sempre com algum corredor na frente da corrida, visto que o final é sempre muito rápido e podem haver sempre algumas surpresas. Conseguimos colocar dois corredores no grupo da frente e no grupo perseguidor acabámos todos bem posicionados. No final, ainda consegui ser o melhor Sub-23”.
O diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, Rúben Pereira, também referiu que a Clássica da Primavera “foi uma corrida bastante atacada. Esta é uma corrida sempre bastante nervosa, tudo fizemos para estar o mais à frente possível. Estivemos ao ataque com Frederico Figueiredo, Rafael Reis e Artem Nych, com um ou outro percalço com André Carvalho, mas acaba por ser um balanço positivo. Temos a vitória por Equipas, a liderança da Taça de Portugal em Sub-23, o 5.º lugar na Geral de Artem Nych e Frederico vencedor das Metas Volantes. Claro que queremos sempre mais, mas a equipa esteve bem e os resultados começam a aparecer”.
CLASSIFICAÇÕES:
XXVII Clássica da Primavera
Póvoa de Varzim – Póvoa de Varzim » 145 km
CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA
1.º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), 03h29m04s
2.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), mt
3.º Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), mt
5.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt
7.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt
9.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 20s
15.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), mt
21.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), mt
29.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt
DNF Tiago Caetanita (Sabgal / Anicolor)
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
1.ª Sabgal / Anicolor, 10h27m32s
CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE
1.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), 03h29m24s
CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA
1.º Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 15 Pontos
2.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 8 Pontos
4.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 5 Pontos
5.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 5 Pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES
1.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 10 Pontos
5.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 5 Pontos