Duarte Domingues reforça liderança da Taça de Portugal em Sub-23 na Clássica de Santo Thyrso
Sabgal / Anicolor fecha a corrida com André Carvalho em 4.º lugar e José Sousa na 10.ª posição da Classificação Geral
Duarte Domingues, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, reforçou na tarde fria deste sábado a liderança da Taça de Portugal em Sub-23, ao concluir a Clássica de Santo Thyrso na 16.ª posição. A estrutura de Águeda esteve também muito perto do pódio, com André Carvalho, um dos favoritos à partida, a terminar na 4.ª posição da Classificação Geral. Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) foi o vencedor do dia.
Foi com muito frio, vento e alguma chuva, que se juntou um trio para formar a fuga do dia e pedalar em cabeça de corrida desde os 20 km de um total de 137,3 km. Os fugitivos chegaram a conseguir uma vantagem de 02m20s, mas a Sabgal / Anicolor impôs o ritmo no pelotão, o que resultou numa aproximação decisiva aos três corredores, com o fim da fuga a acontecer à entrada para as duas últimas voltas ao circuito de Santo Tirso. Faltavam sensivelmente 40 km para a meta.
Os derradeiros quilómetros foram disputados com o pelotão compacto, mas a corrida seria decidida entre os que guardaram as últimas forças para os últimos metros, uma subida com piso em empedrado. Fábio Costa foi o vencedor, com André Carvalho a terminar 5 segundos depois, em 4.º lugar e José Sousa foi o 10.º classificado.
Duarte Domingues continua no comando da Geral da Taça de Portugal de Sub-23, com 140 pontos, 15 pontos de vantagem para João Martins e Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 2.º e 3.º classificados, ambos com 125.
“A Clássica de Santo Thyrso acabou por ser bem disputada, embora as coisas não tenham saído a 100% como planeámos, mas a equipa esteve bastante bem. O André Carvalho finalizou em 4.º lugar, à porta do pódio e Fábio Costa acabou por ser um justo vencedor. Foi uma corrida que acabou por ter um bonito espetáculo”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor.
CLASSIFICAÇÕES:
2.ª Clássica de Santo Thyrso
São Martinho do Campo – Santo Thyrso » 137,3 km
CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA
1.º Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), 03h29m57s
2.º Francisco Campos (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense), a 02s
3.º César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), mt
4.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 05s
10.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), mt
16.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 14s
19.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 16s
31.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 19s
37.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 28s
DNF Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor)
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS
1.ª Efapel Cycling, 10h30m06s
2.ª Sabgal / Anicolor, a 09s
CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA
1.º João Martins (Rádio Pouplar-Paredes-Boavista), 03h30m02s 2.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), 03h30m11s