Rafael Reis é o 2.º classificado na chegada à Guarda na Volta a Portugal, em dia de desistência de Mauricio Moreira
Dia difícil para a estrutura de Águeda, marcado pela desistência do líder Mauricio Moreira, que não se sentiu bem durante a etapa
Sabor “agridoce” para a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor na 4.ª Etapa da Volta a Portugal. Por um lado, Rafael Reis é o 2.º classificado do dia, após integrar a fuga, que resistiu até à chegada à Guarda. Gastou apenas mais 02 segundos para cruzar a meta do que o vencedor da tirada, Luis Ángel Maté (Euskaltel- Euskadi). Por outro, a desistência de Mauricio Moreira, que se sentiu mal durante a etapa, terminando hoje, para o corredor, a Volta a Portugal. O atleta foi transportado para o Hospital da Guarda para fazer exames de prevenção, mas já está bem e junto da equipa.
A tirada deste domingo, uma ligação de 164,5 km entre o Sabugal e a Guarda, teve uma fuga com 11 corredores que deu frutos aos 30 km, chegando até ao fim, o que levou a etapa a ser discutida entre os resistentes. Rafael Reis estava integrado neste grupo de fugitivos.
Foi com os últimos 40 km que surgiram as maiores dificuldades, pontuadas por quatro contagens de montanha, uma delas coincidente com a meta. O final foi difícil e Rafael Reis apostou tudo para tentar a vitória, mas o adversário revelou-se mais forte e o contrarrelogista acabou na 2.ª posição. Este domingo ficou também marcado pela desistência do líder da Sabgal / Anicolor, Mauricio Moreira, que passou mal a noite, sendo um momento difícil e que a estrutura vai fazer por reverter.
Rafael Reis explicou que o plano inicial “era colocar Artem e Fred na fuga comigo ou com o André, Julius ou Mendonça. Sabíamos que o Mauricio tinha passado mal a noite, com um problema gástrico e tínhamos de tentar salvar o dia com ele, mas também fazer a corrida dura. Defendê-lo numa etapa destas era uma incógnita. Sabíamos que podia não acabar. Acabei por entrar sozinho na fuga do dia, a equipa acelerou na montanha de 2.ª categoria em Famalicão, mas como não se ganhou muito tempo, tentei disputar. Percebi depois que já não conseguia apanhar o Maté. Não vamos desistir, estamos no 4.º dia de Volta a Portugal, ainda faltam cerca de seis dias, temos muito para dar. Somos a equipa com mais vitórias em Portugal nos últimos cinco anos, não temos nada a provar a ninguém”.
“Foi um dia mau para a nossa equipa com a desistência de Mauricio Moreira. Era o nosso líder, perdemos um elemento muito importante. Agora temos de recuperar e fazer o possível para a segunda metade da Volta a Portugal, continuamos em destaque e darmos a volta à situação”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor.
Amanhã, segunda-feira, é dia de descanso. A competição regressa à estrada na terça-feira, dia 30, com a 5.ª Etapa. Será uma viagem de 176,8 km entre Penedono (12H50) e Bragança (17H25), onde se perspetiva uma chegada ao sprint.
CLASSIFICAÇÕES:
85.ª VOLTA A PORTUGAL
4.ª ETAPA: Sabugal – Guarda » 164,5 km
CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 4.ª ETAPA
1.º Luis Ángel Maté (Euskaltel- Euskadi), 04h13m26s
2.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 02s
3.º Inigo Elosegui (Equipo Kern Pharma), a 07s
14.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 54s
34.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 01m25s
50.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 03m32s
53.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 04m00s
83.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 13m44s
DNF Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor)
CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 4.ª Etapa)
1.º Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), 16h37m21s
2.º Colin Stüssi (Team Vorarlberg), a 16s
3.º Jon Agirre (Equipo Kern Pharma), a 26s
20.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 03m53s
24.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 05m23s
54.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 33m24s
61.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 39m11s
62.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 40m13s
95.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 01h01m50s
CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS
1.ª AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, 49h58m09s
5.ª Sabgal / Anicolor, a 03m50s
CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – LARANJA
1.º German Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 59 Pontos
Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), -10 Pontos
CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL
1.º Luis Angel Mate (Euskaltel- Euskadi), 27 Pontos
27.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 3 Pontos