Sabgal / Anicolor disputa Circuito de Getxo em Espanha no domingo
Estrutura de Águeda realiza mais uma incursão internacional, ao participar na prova icónica que termina na cidade de Getxo, mesmo ao lado de Bilbau, em Espanha
Domingo, dia 11 de agosto, a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor vai estar em Espanha para disputar o 79.º Circuito de Getxo, uma corrida de um dia emblemática, que se realiza no País Basco, em Bilbau e reúne um pelotão de luxo, onde vão estar equipas do escalão máximo, o WorldTour.
São seis os corredores que vão estar no domingo na estrada, a representar as cores da estrutura que tem sede em Águeda: os portugueses Frederico Figueiredo, José Sousa e Duarte Domingues e os dinamarqueses Julius Johansen e Mathias Bregnhøj. Vai alinhar também o espanhol Guillermo García.
A corrida começa às 12H00 de Espanha, menos uma hora em Portugal, com partida do Museu Guggenheim, em Bilbau, para um percurso duro e exigente com 196,5 km, estando a chegada prevista para as 16H20 (15H20 em Portugal), em Getxo. Esta prova apresenta um perfil explosivo, com muitas subidas curtas e íngremes e o final será na cidade de Getxo, mesmo ao lado de Bilbau.
As estradas bascas que vão receber a prova têm muitas subidas para testar os trepadores. O percurso não é mais do que um circuito onde vão ser completadas sete voltas, com algumas subidas mais curtas, mas duras, de 3.ª categoria. É na segunda metade da corrida que os ciclistas vão escalar o Alto de Pike (2,1 km a 9,3%), que na abertura da Volta a França de 2023 foi uma das atrações.
“O Circuito do Getxo será uma corrida importante, porque conta com a participação de um lote de equipas do escalão máximo, o WorldTour e será uma oportunidade para alguns ciclistas, sobretudo os que não estiveram presentes na Volta a Portugal. Vai com certeza ser uma corrida dura, não só pelo seu traçado exigente, mas também pelo calor que se costuma fazer sentir nesta altura da época. Penso que a equipa está bem, vem motivada da vitória na Volta a Portugal e poderemos fazer uma boa corrida, mesmo perante um conjunto de adversários de grande valor. É também mais uma oportunidade da nossa estrutura para poder estar num grande palco do ciclismo mundial, dando continuidade à sua presença internacional, que não ficará por aqui, dado que ainda estaremos presentes em mais duas competições no estrangeiro”, avançou Paulo Figueiredo, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor que vai acompanhar a equipa.
Cerimónia de Receção da Equipa e Vencedor da Volta a Portugal em Águeda, dia 14
Na próxima quarta-feira, dia 14 de agosto, vai realizar-se às 18H30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, a Cerimónia de Receção à Sabgal / Anicolor e a Artem Nych, vencedor da 85.ª edição da Volta a Portugal. A cerimónia será aberta a todos os aguedenses e adeptos que se queiram deslocar a Águeda, município que recebe a sede da estrutura, para aplaudir a equipa e o seu corredor que venceu a prova mais importante do calendário velocipédico português.